•   CLIMA
 

Notícias

27/01/2022

PIS/PASEP: com instabilidade da CTPS Digital, veja outras formas de consultar o benefício

CTPS DIGITAL

App da Carteira de Trabalho Digital é um dos principais meios de consulta ao PIS/PASEP e seguro-desemprego.

 

PIS/PASEP: com instabilidade da CTPS Digital, veja outras formas de consultar o benefícioPexels

Alguns cidadãos estão reclamando nas redes sociais que não estão conseguindo acessar a nova CTPS (Carteira de Trabalho Digital). O aplicativo é do Ministério do Trabalho e foi lançado para facilitar a  consulta sobre contratos de trabalho antigos e atuais. Por meio dele, também é possível ter acesso a informações sobre o seguro-desemprego e o próximo pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP.

A nova CTPS passou a substituir o documento físico em setembro de 2019. Há casos em que a carteira de papel não é mais solicitada para contratações. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Consulta do PIS 

A Caixa vai começar a pagar no dia 8 de fevereiro o abono salarial PIS para mais de 22 milhões de trabalhadores e as informações sobre o valor a receber podem ser conseguidas no app da Carteira de Trabalho Digital. O alto número de requisições é um dos motivos do serviço apresentar instabilidade nesta segunda.

O banco informou ainda que a consulta com os valores a receber do abono serão divulgadas somente a partir do dia 1º de fevereiro. 

Outra forma de consultar o Pis/Pasep é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta que também permite acessar informações sobre seguro-desemprego e INSS está disponível para celulares Android e também para iPhones (iOS).

A consulta pode ser feita ainda pelo site da Caixa Econômica Federal, onde há a opção consultar o Pis pelo CPF ou número do NIS.

CTPS é o app mais baixado do governo

De acordo com o governo federal, o aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital do portal Gov.br conta com mais de 500 milhões de acessos. Somente no ano de 2020 o documento digital foi acessado mais de 270 milhões de vezes, enquanto neste ano o app registrou 231 milhões de acessos.

De acordo com a Dataprev, nos dois anos em que está no ar a Carteira de Trabalho Digital obteve 59% dos requerimentos feitos pelos trabalhadores. Dos 12,7 milhões, cerca de 7,5 milhões foram feitos de forma digital pelo aplicativo e site.

CTPS digital permite ainda aos usuários:

  • Acompanhar seu contrato de trabalho;
  • Solicitar o seguro-desemprego
  • Ver o calendário de pagamento do abono social, do benefício emergencial e até compartilhar as informações da carteira de trabalho para comprovar experiência profissional.

Fonte: contabeis.com.br

•  Veja outras informações
 
  •   Homologações
  • Solicite o agendamento da sua homologação de forma simples e rápida
    Solicitar
website counter html
SINPRAFARMS - Sindicato dos Oficiais Práticos e Funcionários de Farmácia e Drogarias do Estado de Mato Grosso do Sul
Av. Marechal Floriano Peixoto, 1.218 - Vila Bandeirantes - Campo Grande / MS
(67) 3325-0946   /   (67) 3384-2961   /   contato@sinprafarms.com.br