•   CLIMA
 

Notícias

06/01/2022

Covid-19: janeiro já tem 605 infectados em Campo Grande

Por Rafaela Moreira, g1 MS — Mato Grosso do Sul -  

Centro de testagem em Campo Grande registra pelo menos 605 novos casos de Covid em Campo Grande. — Foto: Willian Guedes/ Reprodução

 

Nos cinco primeiros dias de janeiro deste ano, 605 resultados positivos de Covid foram detectados nos 2.279 testes realizados apenas no Centro de Testagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), divulgados nesta quinta-feira (6).

Devido ao crescimento exponencial da doença nos últimos dias, o comitê gestor do coronavírus determinou que a Defesa Civil emitisse comunicado para toda a população do estado. O alerta aponta o aumento significativo de pessoas infectadas pelo vírus e pede prevenção. "Proteja-se, use mascara e vacine-se. Evite aglomerações", diz a mensagem.

O número de infectados nos últimos dias ultrapassou os casos confirmados em dezembro de 2021, quando de 9.374 exames, 456 apresentaram resultados positivos na unidade de testagem da UCDB.

 

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), quatro pessoas já morreram pela doença neste ano e o aumento de casos confirmados ocorre principalmente entre pessoas sem o ciclo completo e também a dose de reforço.

 

Teste

 

Está com algum sintoma da Covid? Campo Grande disponibiliza mais de 70 locais de detecção do vírus de forma completamente gratuita e sem agendamento. Os testes são indicados apenas para pacientes com sintoma do vírus.

Para facilitar o acesso, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível buscar a unidade de saúde mais próxima.

 

H3N2

 

Em paralelo com a pandemia da Covid, o Brasil também enfrenta uma epidemia de influenza. Em Mato Grosso do Sul, seis mortes já foram registradas.

O primeiro óbito ocorreu no dia 21 de dezembro em Campo Grande. Trata-se de um jovem de 21 anos que deu entrada no CRS Nova Bahia no dia 20 de dezembro foi transferido para o HRMS, mas não resistiu. O segundo óbito foi uma idosa de 76 anos, registrado no dia 28 de dezembro, no município de Corumbá.

Já o terceiro óbito aconteceu no dia 30 de dezembro, sendo uma mulher de 55 anos de idade, moradora na cidade de Dourados, com início dos sintomas no dia 23 de dezembro, dando entrada na UPA no dia 27 de dezembro, vindo a falecer na área vermelha da UPA.

 

O quarto e o quinto óbito são duas mulheres, uma de 35 e outra de 71 anos. A primeira, residente de Campo Grande teve os primeiros sintomas no dia 29 de dezembro, foi internada no primeiro dia de 2022 na Santa Casa de Campo Grande e que veio a óbito no dia 02 de janeiro. Já a segunda foi internada no dia 18 de dezembro e morreu no dia 31 do mesmo mês. A idosa possuía comorbidades como doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.

A sexta morte por H3N2, trata-se de uma mulher de 74 anos, que morava em Corumbá.

Conforme a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, também foram registrados no estado seis casos de infecção simultânea de Covid-19 e H3N2, sendo quatro em Corumbá, um em Dourados e outro em Campo Grande. De acordo com a SES, todos os pacientes já receberam alta.

 

Recomendações

 

As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus:

 

  • Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Dotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
•  Veja outras informações
 
  •   Homologações
  • Solicite o agendamento da sua homologação de forma simples e rápida
    Solicitar
website counter html
SINPRAFARMS - Sindicato dos Oficiais Práticos e Funcionários de Farmácia e Drogarias do Estado de Mato Grosso do Sul
Av. Marechal Floriano Peixoto, 1.218 - Vila Bandeirantes - Campo Grande / MS
(67) 3325-0946   /   (67) 3384-2961   /   contato@sinprafarms.com.br